As essências e suas funções



As essências e suas funções



 ALECRIM (Rosmarinus officinalis): usado principalmente para artrite, cansaço mental, fraqueza geral, perda de memória, dores nas juntas, piolho, sarna, asma e bronquite.

Nas esferas mental e emocional: utilizado quando há um esforço mental excessivo. Ajuda a revitalizar as células cerebrais, fortalece a mente nos casos de esgotamento. Além de estimular a memória, promove estado de alerta e atenção para o estudo e trabalho.
CANELA (Cinnamomum zeylanicum): utilizado como diurético, analgésico, poderoso antisséptico, antiprurido e antiespasmódico. É indicado para estimular a digestão e a circulação, em gripes, infecções intestinais, impotência, constipação, náusea, cálculo renal, dores musculares e estresse. É conhecido popularmente por seu poder estimulante sob o aspecto físico e emocional.
EUCALIPTO (Eucalyptus globulus): aplicações do óleo: potencial antisséptico, antiviral, expectorante, estimulante do sistema respiratório, anti-inflamatório, adstringente e ativa a circulação. É indicado para tratar bronquite, asma, tosse, catarro, resfriado, diabetes, sinusite. Pesquisas demonstram seu poder de controle do crescimento bacteriano in vitro. É muito utilizado para reequilibrar distúrbios respiratórios, pois o óleo de eucalipto relaxa a musculatura dos brônquios e desinfeta as vias aéreas superiores.
Nas esferas mental e emocional: o óleo de eucalipto é indicado para pessoas pessimistas e com pensamentos fixos e negativos. Favorece a concentração e clareia a mente e as ideias.
Quando combinado com alecrim e hortelã é indicado para dificuldades respiratórias (asma, bronquite, sinusite); com manjerona, para dores no nervo ciático; e com lavanda, para coriza, dor no tórax e resfriados.
PATCHULI (Pogostemon cablin ou Pogostemon patchuli): aplicações do óleo: anti-inflamatório, cicatrizante, descongestionante, regenerador, fungicida e repelente de insetos. É indicado na fadiga mental, obesidade, retenção hídrica.
Nas esferas mental e emocional: o aroma do óleo essencial de patchuli exerce ação nos centros psíquico
s, estimula o sistema nervoso central, ajuda na depressão, no estresse, na ansiedade, resgata     lembranças da juventude e estimula a criatividade. Sua ação nas glândulas endócrinas ajuda a melhorar a libido. Equilibra a mente, favorecendo o foco. Ajuda a perceber os problemas com mais clareza e proporciona mais objetividade ao raciocínio.
LAVANDA (Lavandula officinalis ou Lavandula angustifolia ou Lavandula vera): é considerado antiestresse por seu efeito sedativo no sistema nervoso central e auxilia a relaxar a mente, o corpo e as emoções. É importante ressaltar que o óleo de lavanda é o único que pode ser aplicado na pele sem diluição prévia, ou seja, puro.  O óleo de lavanda restaura o equilíbrio mental, harmoniza os sentimentos, traz a consciência da realidade e a paz e exerce ação imediata no corpo e na mente devido à sua elevada vibração.
 CHAMOMILA  (Anthemis nobilis): seu aroma calmante neutraliza a agressividade e a raiva, eliminando mágoas no coração. Dissolve estados críticos e preconceituosos nas pessoas trabalhando o perdão. Conecta com a energia angelical dentro de cada ser humano, despertando a alegria por viver, ajudando nos estados depressivos e na falta de esperança. Além disso, é útil em insônia e ansiedade.


Comentários